Coronavírus: Retorno Gradual das Atividades

Como os países europeus estão voltando às atividades econômicas?

Os impactos econômicos da pandemia do Coronavírus são enormes e sem precedentes. Como ainda não há uma vacina e um tratamento definido para tratar a doença Covid-19, o isolamento social para muitos países está sendo a principal maneira de combater a contaminação do vírus.

           Diante das dúvidas sobre como promover o retorno à normalidade, a União Europeia promove uma saída gradual do confinamento, que busca proteger a economia sem colocar em risco a saúde dos cidadãos, que terão que aprender a conviver com a nova vida.

Os europeus voltam às ruas após reabertura parcial do comércio e das escolas, em meio a queda na taxa de contágio e mortes. Medidas variam entre os países, que ainda temem segunda onda de infecções.

Retorno de Países Europeus

           Na Dinamarca, Alemanha e na Áustria, por exemplo, foram os primeiros países europeus a autorizar o retorno das aulas presenciais. As escolas deverão organizar as salas de aula para que exista uma distância de dois metros entre as mesas dos alunos e organizar o tempo de intervalo em grupos reduzidos, evitando aglomerações.

           A União Europeia propõe que o fim do confinamento se justifique com base em três critérios: um sistema de saúde suficientemente equipado, uma redução considerável da propagação e capacidade de realizar testes de detecção em larga escala.

Outras ações para a retomada dos países europeus são:

·         Limitação do número de pessoas nos estabelecimentos comerciais e instituições de ensino.

·         O distanciamento social, uso de máscaras e lavagem sistemática das mãos deverão ser mantidos.

·         Idosos, portadores de doenças crônicas e pertencentes do grupo de risco devem seguir com o isolamento social por mais tempo.

Entretanto, permanece a recomendação para que as pessoas trabalhem no formato home office e evitem sair de suas residências, a não ser para ir às compras ou ao médico. Países como Bélgica, Polônia, Espanha e Portugal também estão retomando as atividades econômicas e aliviando as medidas de confinamento.

A Itália, o país europeu mais atingido pela pandemia do Coronavírus, permitiu a retomada das atividades nos setores da construção e da indústria. Os restaurantes e bares podem apenas abrir para encomendas de refeições e delivery. Parques e cemitérios podem ser reabertos, mas apenas para pequenos grupos de pessoas.

No Brasil, atualmente temos alguns estados promovendo o fechamento total de empresas não essenciais e o isolamento social da população. No entanto, temos outros estados que tomaram estas atitudes no início de abril e agora estão relaxando as regras. É o caso de Santa Catarina, que permitiu o retorno gradual das atividades.

           

           Acompanhe as últimas notícias do comércio exterior em nosso blog!

Até a próxima!  

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br