Motivos para realizar sua importação por Santa Catarina

Vamos ler boas notícias? Santa Catarina se destaca no comércio exterior brasileiro. Veja abaixo motivos que confirmam isso.
Mesmo com todos os problemas causados pela Pandemia do novo Coronavírus, o comércio exterior se mostra como o incentivo para a retomada econômica brasileira. No mundo, a Organização Mundial do Comércio prevê que o comércio internacional cairá entre 13% e 32% em 2020. O Brasil, no entanto, surpreendeu que nos primeiros quatro meses do ano apresentou a menor variação na Balança Comercial.
Nosso país foi o único do G20, grupo das vinte maiores economias do mundo, a expandir seu volume exportado num cenário bastante adverso.
A situação brasileira se apresenta como positiva, pois a tendência é de a Ásia sair da crise antes dos demais países, que neste momento estão mais afetados com a pandemia. A China é o principal comprador do Brasil de soja e proteína animal, o que ajudará a minimizar os efeitos de uma recessão econômica por aqui.
Importar por Santa Catarina
            Apesar do momento único que vivemos, sobretudo nos negócios, é muito bom termos boas notícias. Ainda sobre notícias positivas, você sabia que o estado de Santa Catarina é autossuficiente em portos marítimos? Temos cinco portos em nosso estado, o que facilita a entrada e saída de mercadorias do exterior.
           Um destes portos, localizado em Itapoá, já é considerado o maior porto de Santa Catarina e o terceiro no Brasil, em movimentação de containers. A ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários – comenta que o incremento de 15,92% em Itapoá, foi o maior entre os seis maiores portos brasileiros, com 735 mil containers de 20 pés (TEUS) movimentados em 2019. Um crescimento próximo de 14%, comparado com 2018.
Benefícios Fiscais
           Ao conceder o benefício de suspensão ou isenção de impostos, Santa Catarina espera ampliar os investimentos em seu território. A ideia é que mais empresas se instalem no estado, gerem emprego e renda e consequentemente, mais arrecadação fiscal.
Em outras palavras, Santa Catarina abre mão de uma parte da arrecadação de impostos para recuperá-la através do aquecimento da sua economia, o que resulta em benefícios para toda a sociedade catarinense. Desta forma, a região se fortalece e mais empregos são gerados, o que aumenta o consumo da população como um todo.
           Os TTDs - Tratamentos Tributários Diferenciados são oferecidos para setores específicos e possuem algumas exigências, como por exemplo, a empresa importadora estar estabelecida em Santa Catarina e o desembaraço aduaneiro ser feito nos portos catarinenses.
Os Tratamentos Tributários Diferenciados oferecem uma vantagem real para os empreendimentos locais enquanto solidifica o caminho para a instalação de novos negócios no estado, sendo elas empresas nacionais em expansão ou multinacionais buscando um lugar no mercado brasileiro.
Além disso, Santa Catarina possui uma cultura voltada ao comércio exterior, com diversas empresas prestadores de serviços, infraestrutura logística com portos, aeroportos, boas rodovias e conhecimento na área.
Por que não incluir as importações no seu planejamento? Esteja próximo de empresas que ofereçam segurança e experiência no comércio exterior.
Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br