Dicas para Importação de Brinquedos

asia source brasil imp e exp - blog - dicas para -importacao de brinquedos - Site - 1000x370.jpg
A importação de brinquedos está crescendo no Brasil. Confira abaixo o que o importador não pode esquecer.

           Um dos produtos mais consumidos durante o período de isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus foram os brinquedos, acredita? Como as crianças estão em casa, os pais buscaram alternativas para distrair os pequenos com novos brinquedos.
           Caro leitor falamos em nosso blog sobre os produtos que estão sendo destaque durante a quarentena no artigo“Vendas online na quarentena: há segmentos faturando neste período”. Não deixe de conferir!
No meio infantil, há alguns tipos de brinquedos que se tornam objetos de desejos pelas crianças por terem a imagem de um desenho, super-herói ou personagem de algum filme por exemplo. Por isso, caso seu objetivo seja investir em brinquedos, mantenha-se atento no mercado infantil e perceba quais são os personagens que estão sendo mais procurados.
Procedimentos Iniciais
           A importação de brinquedos exige o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) órgão responsável por garantir a qualidade e segurança de produtos nacionais e importados no país.
           O INMETRO é o responsável pela Certificação Compulsória dos produtos importados. Os brinquedos importados sem homologação têm a sua comercialização proibida no país.
Além disso, é importante classificar corretamente o produto que será importado. Hoje existe uma infinidade de brinquedos diferentes (conectados à internet, à energia elétrica, movidos a pilhas ou baterias, com painéis eletrônicos, entre outros).
Os brinquedos encontram-se classificados no capítulo 95 da Tarifa Externa Comum - TEC e uma das condições mais necessárias está relacionada com a segurança do brinquedo. Essa obrigatoriedade consiste na análise de todos os possíveis riscos envolvidos no uso dos brinquedos, além de garantir a segurança e a preservação das crianças no momento da sua utilização.
           Temos um artigo falando somente sobre as atividades do INMETRO e sua influência no comércio exterior brasileiro.
Passos para a Importação de Brinquedos
·         Identificação da faixa etária de crianças que poderão utilizar o brinquedo.
·         Procurar um OCP credenciado (Organismo de Certificação de Produtos), que formulará uma consulta ao INMETRO.
·         Esperar o resultado da consulta do INMETRO para saber se é necessário a Certificação Compulsória ou não. O custo desta certificação e demais informações encontram-se na Portaria INMETRO nº321, de 29/10/09.
·         Iniciar o despacho aduaneiro com o registro da Declaração de Importação
A dica final é criar sua própria marca brinquedos, por meio de um parceiro no exterior. E nesse processo de desenvolvimento de fornecedores a Asia Source Brasil poderá te ajudar! Conte conosco!
Até a próxima!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br