Viracopos: O aeroporto mais utilizado para importações

asia source brasil Imp e Exp - viracopos - Site - 1000x370.jpg

O Aeroporto de Viracopos alcançou em abril o 1º lugar em entrada de importações

No estado de São Paulo, você provavelmente conhece os Aeroportos de Guarulhos utilizado principalmente para voos internacionais e o Aeroporto de Congonhas para voos domésticos no Brasil.

Na região metropolitana de São Paulo, há um terceiro Aeroporto, localizado em Campinas - chamado de Aeroporto Internacional de Viracopos - utilizado principalmente para embarques de mercadorias no comércio exterior, ou seja, de exportação ou importação.  


O Aeroporto

O Aeroporto Internacional de Viracopos é um dos maiores centros de tráfego aéreo no Brasil, é também o maior centro de carga aérea na América do Sul. Trata-se de um importante aeroporto, hub da Azul Linhas Aéreas, além de hub de carga aérea da LATAM Cargo.

Embora seu principal objetivo seja movimentar mercadorias, o Aeroporto de Viracopos também recebe passageiros, justamente para suprir a demanda do sudeste do Brasil, visto que Guarulhos opera a plena capacidade.

Viracopos está localizada a 17 quilômetros do centro da cidade de Campinas/SP e a 95 quilômetros do centro da capital paulista. Trata-se do segundo principal terminal aéreo de cargas do país. Seu terminal de cargas possui uma área de 81 mil m² e responde por cerca de 18% da movimentação total de cargas registrada nos aeroportos brasileiros. É o principal aeroporto internacional do interior paulista e também atende a Região Metropolitana de São Paulo.


Maior Aeroporto para Importações

           Em abril deste ano a Secretaria da Receita Federal em parceria com a concessionária que administra o Aeroporto de Viracopos contabilizaram um aumento histórico no número de importações aéreas, tornando Viracopos o primeiro entre os aeroportos para entrada de importações no Brasil.

           O levantamento divulgado no início de abril, considera os registros dos últimos doze meses. Um a cada 4 importadores brasileiros utilizam Viracopos para receber suas mercadorias. Sua importância é tanta, que perde apenas para o Porto de Santos quando também são consideradas as aduanas terrestres e marítimas na análise. Com relação aos exportadores, aproximadamente 25% das empresas exportadoras brasileiras também se valem da estrutura do Aeroporto em Campinas.

           Para este cálculo é considerado o número de declarações de importação e exportação, documento obrigatório exigido pela Receita Federal. Mensalmente o aeroporto contabiliza uma média de 28 mil importações e 13 mil exportações de mercadorias.


Viracopos e Coronavírus

           O Terminal de Viracopos tem registrado ao menos 20 declarações diárias de importação de equipamentos e medicamentos usados no enfrentamento ao novo Coronavírus.

Caro leitor falamos aqui no nosso blog sobre os impactos do Covid-19 nas importações, confira os artigos abaixo:






Já pensou em colocar as importações no planejamento da sua empresa?

Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br