Como funciona a carga consolidada na importação?

asia source brasil imp e exp - Blog - carga consolidada na importacao - Site - 1000x370.jpg

Quando falamos em importação de produtos para empresas, é importante deixar claro que esse processo envolve a compra em grande escala. Ou seja, é necessário fechar um contêiner inteiro, e não fazer a compra de pequenas quantidades — prática comum em e-commerces para o consumidor final.

Mas antes que você pense que essa atividade é apenas para empresas com um grande porte, fizemos esse artigo para mostrar que as empresas de porte pequeno e médio podem também importar da China.

Para empresas que pretendem importar em uma quantidade que não chegue a fechar um contêiner, é possível compartilhar um mesmo contêiner com uma outra empresa. É o que chamamos de carga consolidada (ou LCL no meio logístico).

Saiba mais como funciona a carga consolidada e como ela pode ajudar na sua estratégia.

Como acontece na prática?


Na verdade, consolidar carga é agrupar várias cargas em um, ou até vários usuários diferentes, mas que tenham um só destino. A carga agrupada segue amparada por um conhecimento de transporte chamado “master” ou ainda “mãe” (MBL), de responsabilidade da empresa consolidadora.

No caso de uma carga consolidada, o conhecimento de transporte “master” englobará outros conhecimentos denominados “house” ou “filhotes” (HBL), cada um deles com seu respectivo endereço final.

Esta é uma prática comum para as companhias logísticas e pode ser uma ideia interessante para as empresas que desejam realizar pequenas importações para revender ou ainda importar produtos de diferentes fornecedores.

Por que a carga consolidada é vantajosa?


Os custos de transporte são diminuídos na carga consolidada, uma vez que a empresa consolidadora reúne todas as mercadorias com o mesmo destino e negocia com a transportadora de forma conjunta.

Os custos também diminuem com relação à mão de obra logística (carregamento, descarregamento, emissão de documentos e burocracias do processo). Pois, uma única empresa consolidadora organiza todo o procedimento do agrupamento das cargas.

Nesta atividade, os agentes realizarão a consolidação e a falta de consolidação dos volumes das mercadorias. As principais atividades são:

· Transporte;

· Recepção;

· Armazenagem;

· Embarque dos produtos.

Como tomar uma decisão?


Em uma importação, é importante avaliar todo o custo envolvido no processo (taxas, impostos, prestadores de serviços, armazéns, entre outros). Apesar de que importar em grandes quantidades pareça atrativo, poderá envolver custos para a empresa se ela não estiver preparada, como, por exemplo, administração do estoque que poderá ficar ocioso.

Ter a possibilidade de dividir o contêiner com outros importadores ou ainda, poder comprar em diferentes fornecedores e embarcar a carga junta no mesmo contêiner é uma ótima ideia!

Sua empresa poderá conhecer a prática internacional investindo um custo reduzido inicialmente e diversificando sua oferta de produtos.

Agora que você já sabe que a consolidação de mercadorias é possível, por que não inserir a importação no seu planejamento?

Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br