O que a Inovação e China tem em comum?

asia source brasil imp e exp - Blog - o que a inovacao e a china tem em comum - Site - 1000x370 (1).jpg
 

A inovação é o desenvolvimento de um novo produto, bem ou serviço; ou ainda sua significativa melhoria. No meio organizacional, o termo inovação pode ser entendido como um novo processo ou método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa.

Inovar é fazer diferente. É pensar diferente. No meio organizacional, a inovação tem relação com a cultura organizacional que aquela empresa possui. Ou seja, ela possui uma cultura inovadora? A inovação é um dos valores dessa organização? São questionamentos que deverão surgir.

Mas o que a China tem a ver com inovação? Elegemos alguns exemplos que farão você pensar a respeito:

1. Cópia é comemorada


Os chineses copiam o que consideram bom. Exemplos disso são as empresas Xiaomi e Baidu que possuem, respectivamente, a embalagem da empresa de gadgets muito semelhante à da Apple e a história da fundação idêntica à do Google.

Mas claro que a China é muito mais que uma produtora de cópias. Eles estão identificando oportunidades para se adaptarem às necessidades globais e locais, e isso requer um nível alto de inovação. Devido a sua forte demanda, as empresas chinesas ganham escala, aprendizados e reconhecem quais são os melhores caminhos a seguir.

2. Velocidade de informação


As empresas chinesas possuem um senso de urgência altíssimo. Um exemplo desta velocidade é a empresa Didi Chuxing que presta serviços na área de tecnologia e transporte privado por meio de um aplicativo para smartphone.

A empresa, que adquiriu a 99 Táxi, pretende ultrapassar o número de usuários do Uber e se tornar o aplicativo de transporte mais utilizado no mundo!

3. As empresas chinesas pensam grande


Principalmente as empresas de tecnologias e startups, possuem uma mentalidade disruptiva de quebra de paradigmas e visão transformadora. Aqui podemos citar como exemplo a empresa WeChat. Trata-se de um aplicativo de mensagens instantâneas, com mais de um bilhão de usuários desenvolvido pela Tencent na China.

As empresas citadas possuem algo em comum: elas começaram de forma local, atendendo as necessidades de uma determinada região, para depois desenvolver uma solução global, para um número maior de pessoas. Uniram inovação, rapidez e pensamento grande.

Sem dúvidas, o mercado chinês é rico em aprendizados. Ter a chance de conhecer sua cultura por meio de uma missão empresarial seria um divisor de águas para qualquer empreendedor. Já pensou em colocar a China no seu planejamento?

Até a próxima!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br