Disputa Comercial entre Estados Unidos e China, como posso me beneficiar?

asia source brasil Imp e Exp - disputa comercial entre estados unidos e china como posso me beneficiar - Site - 1000x370.jpg

Em 2016, no período de eleições para Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump acusava o governo chinês de praticar comércio desleal por meio de manipulações do câmbio, grandes investimentos, contrapartidas comerciais duvidosas e falta de leis nas propriedades intelectuais. Uma das promessas da campanha de Trump foi justamente mudar a situação comercial entre os EUA e a China.
Após eleito, Trump adotou medidas protecionistas, ou seja, para proteger a indústria americana e diminuir as importações origem China no país elevando as tarifas de alguns produtos chineses, como por exemplo aço e alumínio. Desta forma, a importação destes produtos ficou mais cara, o que fomentou a indústria americana.
Importante reforçar que tal atitude protecionista do governo americano não foi apenas com a China, mas com outros países que historicamente eram considerados aliados dos EUA: México, Canadá, União Europeia e Japão.
A chamada “guerra comercial” ocorre devido o governo chinês adotar medidas semelhantes com a elevação das tarifas de importação de alguns produtos americanos.
Sem dúvida o mundo todo está em tensão observando quais as consequências que esta guerra comercial entre os dois países mais importantes do globo poderá gerar. No entanto, acredita-se que seja um momento interessante e de oportunidades comerciais principalmente para as empresas brasileiras, confira abaixo os motivos:
  • A China era o principal parceiro comercial dos Estados Unidos. Ou seja, os EUA era até então o principal destino das exportações chinesas. Com a imposição de sanções e tarifas, os estoques das indústrias que produziam para atender o mercado americano estão cheios. Desta forma, poderá ser uma excelente oportunidade aos empresários brasileiros de barganhar boas negociações com as indústrias chinesas.

  • Em 2018, no primeiro ano da guerra comercial, as exportações brasileiras para a China cresceram 35% na comparação com 2017, gerando uma balança comercial positiva para o Brasil em US$ 30 bilhões. A explicação para isso é simples: com a imposição de tarifas, fica mais caro para a China comprar produtos dos EUA e para os americanos comprarem produtos chineses. Desta forma, os dois países precisam procurar outros fornecedores para evitar o encarecimento das importações.

  • As empresas brasileiras podem ainda aproveitar a oportunidade para tentar ampliar as vendas de bens industrializados para os EUA, como máquinas e autopeças, considerando que estes mesmos produtos fabricados na China ficaram mais caros nos EUA.

De fato, o comércio exterior está presente em nossa vida, seja direta ou indiretamente. É muito importante estarmos atentos as notícias e aos acontecimentos, principalmente quando trata-se de grandes potências econômicas. Na situação citada acima, poderá gerar oportunidades de negócios para os empresários brasileiros. Para as pequenas e médias empresas acredita-se que seja uma oportunidade ainda maior de conseguir preços e condições de pagamento melhores com as empresas chinesas. Por que não repensar a área de compras da sua empresa?
Até a próxima!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br