O que a minha empresa precisa para iniciar no comércio exterior?

asia source brasil Imp e Exp - o que minha empresa precisa para iniciar no comercio exterior- Site - 1000x370.jpg
Sabemos que o comércio exterior não é mais uma escolha. Com a globalização, o concorrente da sua empresa está na sua cidade e no outro lado do mundo. Não há mais fronteiras com o e-commerce. Desta forma, você pode considerar a importação e exportação como uma estratégia interessante para a sua organização:

  • Aumento dos mercados atendidos (market share)

  • Terceirização da área de compras ou produção

  • Faturamento

  • Redução de custos

  • Novos produtos e parcerias


No entanto, o comércio exterior demanda esforço, resiliência e superação de desafios. Exigirá do empresário investimentos de médio prazo em sua estrutura de produção e comercialização, desenvolvimento e atualização tecnológica de produtos e melhora no controle de qualidade. Além do constante investimento em sua cadeia produtiva para garantir um produto confiável, competitivo no mercado internacional e escala de produção para atender com regularidade e eficiência os mercados interno e externo.

Principais mudanças nesta fase:

  • Busca por conhecimento sobre matérias-primas, novos produtos e tecnologias, sobretudo para vencer a concorrência.

  • Crescimento do mix de produtos oferecidos e a sua qualidade.

  • Investimento em inovação, marketing e comunicação assertiva com o cliente.

  • Preocupação com o atendimento pós-venda.


E principalmente, cresce a visão de mundo do empresário. Conhecendo diferentes países, culturas, empresas e produtos (por meio de missões empresariais, feiras e visitas) poderá originar novos negócios e serviços.

As primeiras importações e exportações serão as mais trabalhosas para a empresa, pois exigirá muita pesquisa. Pode ser interessante ter um parceiro especialista neste processo para lhe ajudar.

Na importação, busca por fornecedores de qualidade que ofereçam garantia na produção e entrega. Contratação de prestadores de serviços tanto na origem quanto no destino (frete, seguro e despacho aduaneiro). Estudo tributário, considerando possibilidades de armazenamento e benefícios fiscais.

Agora na exportação, será necessário realizar um estudo do melhor mercado (país) para adentrar as vendas internacionais. Estudar possíveis clientes e os concorrentes que lá trabalham. Entender o preço que o seu produto chegará na ponta (e se este preço é competitivo). Pensar no atendimento de assistência técnica, marketing, operacional e empresas parceiras que auxiliarão no processo.

Ufa! Bastante coisa! Será que a minha empresa está preparada? Lembre-se, para ter sucesso no comércio exterior é importante ter planejamento e bons parceiros no seu lado!

Até a próxima!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br