3 Dicas para Importadores durante a pandemia

asia source brasil Imp e Exp - dicas para importadores durante a pandemia - Site - 1000x370.jpg

Atualmente nossa preocupação não é apenas com a saúde das pessoas, mas também, com a saúde financeira das empresas. Se você é importador ou está pensando em investir no comércio internacional, fique atento as dicas que relacionamos abaixo.

A produção industrial brasileira despencou com tombo recorde de 18,8% em abril, segundo o IBGE. Os principais efeitos colaterais sentido pelas empresas durante a quarentena foram problemas de abastecimento e logística, de capital de giro e de faturamento.

Dicas para este momento

O ano não está facil e exige do gestor planejamento e assertividade na tomada de decisão. Estabeleça medidas prioritárias para conter o impacto negativo da pandemia na produção e comercialização dos seus produtos. Identifique quais são os produtos com melhor retorno financeiro (por meio de uma classificação da Curva ABC por exemplo) e foque naqueles de melhor retorno.

1. Diversificação do estoque e dos produtos oferecidos: Os produtos que estavam no catálogo apenas para compor um mix ao cliente, sem trazer uma receita de fato, vale a pena continuar vendendo? As matérias-primas que você utiliza, não poderiam ser importadas? Realizar uma pesquisa de mercado em busca do melhor custo-benefício é fundamental neste momento.  

2. Você está atualizado? Está conseguindo absorver as informações que são relevantes para o seu negócio? É importante estabelecer na sua empresa responsáveis por acompanhar as notícias políticas, econômicas e novidades sobre a pandemia.

3. Esteja próximo dos clientes: Ligue para seus clientes, conheça a realidade de cada um e se coloque à disposição. Crie e mantenha laços de relacionamento agora, pois seu cliente também está com dificuldades. Controle a inadimplência de perto, fazendo contato com aqueles que atrasarem o pagamento.

4. Dica Bônus! Existem no comércio exterior linhas de financiamento para importação disponível no mercado que a sua empresa poderá utilizar. No momento que você elaborar sua estratégia considere esta possibilidade.

O momento não é nada fácil, mas estar próximo de prestadores de serviço de confiança é fundamental. Conte com a Asia Source em suas importações!

Até a próxima!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br