3 dicas para evitar custos elevados na produção

Uma das maiores preocupações dos administradores de pequenas e médias empresas são os altos custos de produção. Vivemos em um mercado complexo e competitivo, que exige atualização, liderança e inovação.

Os grandes players avançam com tanta rapidez que as empresas menores precisam elaborar estratégias para se diferenciar junto aos clientes. Esta diferenciação poderá vir por meio de um atendimento personalizado, tecnologia e agilidade no processo de venda ou ainda, por redução no custo de seus produtos.

#1 Projetos que fomentem a melhoria contínua

Neste ponto é interessante levantar sugestões junto aos funcionários para reduções dos desperdícios. Há situações que os funcionários vivenciam diariamente na operação e por falta de espaço não comentam com a liderança. Fomentar a troca de informações com colaboradores de diferentes setores poderá ser extremamente rico e motivador.

Água, luz e impressões, por exemplo, são gastos que podem ser reduzidos com manutenções preventivas, substituições de equipamentos, controle de vazamentos, sensores de presença de iluminação, tecnologia em sistemas de informações, eliminação de atividades redundantes e principalmente, a conscientização dos funcionários quanto ao desperdício.

 

Outro desperdício é o uso das embalagens descartáveis. Sabemos que o plástico demora anos para se decompor e o seu uso em excesso e descarte incorreto prejudica os oceanos.

Mas além disso, é um custo para a empresa manter este tipo de embalagem. Troque por xícaras e copos de vidro por exemplo. Uma sugestão é presentear a equipe com uma xícara personalizada.  

#2 Gestão eficiente dos recursos humanos

Uma gestão de pessoas que objetiva o bom aproveitamento do horário de trabalho, produtividade e foco nos resultados. Assim, a empresa economiza com hora extra e gastos com energia elétrica.

Em datas especiais em que a produção aumenta, como por exemplo o Natal, Dia das Mães e das Crianças, a empresa pode optar pela terceirização de pessoas. Profissionais que são requeridos esporadicamente e tendo um bom desempenho poderão ser contratados.

Aproveite períodos de baixa produção para oferecer férias coletivas aos funcionários. Desta forma, a empresa economiza com diversas despesas, como luz, água, manutenção, entre outros.

#3 Reveja seus fornecedores e renegocie contratos

Verifique a possibilidade de produtos similares ou substitutos que o mercado oferece com melhor custo benefício. Permita-se analisar inclusive o comércio internacional. Afinal grandes oportunidades poderão estar em outros países.

Não se preocupe, caso tenha receio. Procure um especialista em comércio exterior que poderá simular os custos na importação das matérias-primas da sua empresa e verificar a possibilidade de uso de benefícios fiscais.

Outro ponto interessante que caso a quantidade importada não seja suficiente para encher um contêiner, é possível consolidar esta carga com outras semelhantes que estejam vindo para o nosso país, barateando o custo do frete.

Já pensou em incluir a importação no seu planejamento?! Até a próxima!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br