Uma conversa sobre o Comércio Exterior de Serviços

asia source brasil imp e exp - blog - uma conversa sobre o comercio exterior de servicos - Site - 1000x370.jpg

Na contratação de uma prestação de serviços o cliente pagará pelo trabalho realizado ou pelo uso frequente, como por exemplo: um projeto de arquitetura, uma assinatura de jornal ou uso de um software.

Com o aumento da qualificação dos profissionais formados no Brasil é natural que o exterior se interesse pelos serviços produzidos aqui e surja oportunidades de negócios para prestadores de serviços brasileiros em outros países.

O governo brasileiro controla por meio do sistema Siscoserv o comércio exterior de serviços. São dois os principais objetivos do governo:

1.      Quantificar o percentual de exportações de serviços que ocorrem no país (para ser considerado na balança comercial brasileira).

2.      Evitar as sonegações de impostos entre os prestadores de serviços.

A sigla Siscoserv significa Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variação no Patrimônio. Basicamente, é um sistema informatizado para controle e registro das informações de aquisição e venda de serviços com o exterior.

O controle do comércio exterior de serviços é importante, pois indica a capacidade de fornecimento de mão de obra especializada nas áreas da engenharia, assistência técnica, tecnologia da informação, serviços bancários, advocacia, marketing, consultorias, auditorias, serviços médicos, construções de obras no exterior, treinamentos, entre outros.

Nos serviços citados acima, fica claro que em alguns deles é possível realizá-lo sem a presença física do prestador de serviços, em outros é necessário realizar o descolamento do prestador para o serviço se concretizar.

Caso a empresa não realize o registro das importações e exportações de serviços, estará sujeita a multas e intimações, o empreendedor e seus funcionários passam a viver na incerteza. É importante considerar que vivemos em um mundo cada vez mais conectado, e a Receita Federal Brasileira usa recursos avançados de cruzamento de informações.

O lado estratégico do Siscoserv

O controle do comércio exterior de serviços é uma obrigação, no entanto o Siscoserv poderá servir como uma fonte de pesquisa, busca e desenvolvimento de estratégias, seja de novos projetos ou pós-venda à empresa.

Um site interessante desenvolvido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços é o “Siscoserv Dash”. Lá é possível realizar filtros, analisar por tipo de serviço, selecionar cidades, estados de origem e países ou regiões de destino: http://www.mdic.gov.br/portal/dashboard.html. Vale a pena conferir!

Sou Maria Helena Nunes e escrevo semanalmente para o blog da Asia Source Importação e Exportação.

Até a próxima!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br