Como a importação pode ajudar na estratégia do meu comércio

asia source brasil imp e exp - blog - como a importacao pode ajudar na estrategia do meu comercio - Site - 1000x370.jpg

Dias atrás falamos sobre os cinco principais benefícios de realizar importações da China. Todo empreendedor de sucesso deseja oferecer no seu comércio produtos diferenciados a seus clientes. Uma das maneiras de obter lançamentos e mercadorias inovadoras a preços reduzidos é realizando uma importação direta da China. O que muitos empreendedores não sabem é que é possível importar quantidades menores, por meio do frete consolidado, reduzindo o valor do custo da importação.

Entendendo a necessidade do cliente

Uma forma de realizar a pesquisa dos produtos que estão sendo mais consumidos no nosso país é acessando o link https://tendencias.mercadolivre.com.br/, que apresenta gratuitamente o que está sendo mais procurado pelos usuários no site Mercado Livre, um dos maiores E-Commerces do Brasil. Além disso, defina uma estratégia baseado no histórico de venda da sua empresa. Considere datas comemorativas (como Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães por exemplo) e analise por meio de uma Curva ABC os produtos que foram mais vendidos e aqueles que trouxeram mais margem de lucro para a empresa.

Esteja atento a concorrência, veja o que eles estão oferecendo, as promoções e compare os valores com os produtos que a sua empresa oferece. Outra dica importante é estar atento aos lançamentos dos produtos relacionados ao seu nicho de venda.  

Vamos a um exemplo prático?

Imagine que você seja o gestor de uma papelaria e que esteja acostumado oferecer aos seus clientes determinadas marcas premium. Se você expandir o mix de produtos oferecendo uma linha mais econômica, por exemplo, poderá atender um novo público e aumentar seu faturamento.

No exemplo acima é interessante citar que o público da linha econômica de material escolar será menos exigente, a empresa poderá faturar uma quantidade maior, focando seus esforços na classe C.

Agora imagine a mesma papelaria, aonde o pico de vendas ocorre entre janeiro e fevereiro devido o material escolar das crianças, certo? E no resto do ano? Seria possível focar em materiais para escritório para atender empresas da região ou através de um E-Commerce.

Note que as importações poderão auxiliar nas duas estratégias: no desenvolvimento da linha econômica ou materiais para escritório.

Inovar é a palavra-chave

A China é um país muito diferente dos demais. Afinal, há muitas empresas que oferecem produtos que ainda não são comercializados por aqui. Tendo o parceiro comercial correto, você consegue barganhar descontos, melhores condições de pagamento ou ainda unir as mercadorias importadas por sua empresa com mercadorias similares de outras, no mesmo contêiner, barateando o custo do frete e seguro. O parceiro comercial também poderá auxiliar sua empresa no planejamento das quantidades que serão compradas e o momento ideal de importar estas mercadorias.

Quantas oportunidades podemos obter com o comércio exterior, não é mesmo?!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br