Boas razões para importar por Santa Catarina

Leia neste artigo alguns motivos que fazem o estado de Santa Catarina se destacar no comércio exterior brasileiro.

Santa Catarina é um estado excepcional quando trata-se de comércio exterior. Indo na contramão da maioria dos estados brasileiros, ele é autossuficiente em portos marítimos e possui boas rodovias para o transporte rodoviário de cargas.

Além disso, há benefícios tributários para quem opta em importar por Santa Catarina. Continue lendo para entender um pouco melhor a respeito.

Portos Marítimos Catarinenses

Santa Catarina possui cinco portos marítimos que poderão ser utilizados para importações e exportações de mercadorias, são eles: Itajaí, Navegantes, Itapoá, São Francisco do Sul e Imbituba.

Em 2018 os portos catarinenses movimentaram aproximadamente 1,83 milhões de TEUs (o termo “TEU” significa Twenty-foot Equivalent Unit, equivalente a um contêiner de 20 pés) o que gerou um volume de 18,22% de todos contêineres operados no Brasil.

Estes números demonstram a importância dos portos catarinenses no contexto nacional. Interessante destacar também que os portos catarinenses ocupam os primeiros lugares em movimentação de mercadorias: o Complexo Portuário de Itajaí ocupa a segunda posição no ranking nacional de movimentação, a Portonave ocupa a terceira posição, seguido pelo Porto de Itapoá, na quarta posição.

Estes portos estrategicamente instalados na costa catarinense, mantém linhas regulares para as principais cidades portuárias do mundo e fazem do estado uma importante região para empresas importadoras e exportadoras.

Tratamentos Tributários Diferenciados – TTDs

Ao conceder o benefício de suspensão ou isenção fiscal, Santa Catarina espera ampliar os investimentos em seu território. O estado abre mão de uma parte da arrecadação de impostos para recuperá-la através do aquecimento da sua economia, o que resulta em benefícios para toda a sociedade catarinense. Desta forma, a região se fortalece e mais empregos são gerados, o que aumenta o consumo da população.

Os Tratamentos Tributários Diferenciados são oferecidos para setores específicos e possuem algumas exigências, como por exemplo, a empresa importadora estar estabelecida em Santa Catarina e o desembaraço aduaneiro ser feito nos portos catarinenses.

Os TTDs oferecem uma vantagem real para os empreendimentos locais enquanto solidifica o caminho para a instalação de novos negócios no estado, sendo elas empresas nacionais em expansão ou multinacionais buscando um lugar no mercado brasileiro.

É possível que empresas de pequeno, médio e grande porte dos mais diversos setores comerciais usufruam das concessões fiscais que são asseguradas juridicamente pelo estado catarinense para importação de produtos.

Importar por Santa Catarina é um diferencial, pois existem regimes especiais que possibilitam a redução da base de cálculo dos impostos referentes à importação, além do crédito presumido que resulta em uma das menores taxas tributárias do Brasil.

Ficou curioso para saber mais?  Por que não incluir as importações no seu planejamento? Até o próximo artigo!

Esteja ao lado de um parceiro experiente!

Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br