Como a Golden Week Chinesa influencia o Comércio Exterior

asia source brasil imp e exp - blog - feriado golden week na china, como aproveitar - Site - 1000x370.jpg

Em outubro acontecerá a Golden Week na China. O que este feriado influencia no comércio exterior?  

           Entre os dias 1º a 7 de outubro acontecerá a Golden Week na China. Trata-se de um feriado em comemoração da Proclamação da República Popular da China, que foi fundada em 1949 e completará 71 anos. Este feriado é considerado o segundo mais importante do país. Continue lendo para entender melhor.
Impactos na Logística e Turismo
A Golden Week, também chamada de National Day, apresenta grande reflexo no comércio internacional. Isso acontece devido à redução no fluxo de embarque e desembarque de produtos por sete dias seguidos.
Neste ano, durante a Golden Week, de 1 a 7 de outubro, muitas empresas estarão fechadas ou com sua capacidade reduzida; fábricas e locais de produção interromperão suas operações. Alguns deles podem retomar o trabalho depois dos feriados oficiais.
Diante disso, é importante planejar sua importação considerando o impacto deste feriado no prazo total (lead time) da sua importação. Afinal, o período que antecede este feriado é ocupado para logística e transporte, pois as fábricas tendem a acelerar sua produção antes do início do feriado.
           É comum os turistas planejarem de conhecer a China durante a Golden Week para participar dos eventos culturais que acontecem durante a semana dourada. Obviamente devido o Coronavírus, neste ano o turismo não será tão intenso.
Fretes mais altos
           Desde o início de agosto está mais caro contratar fretes marítimos com as companhias chinesas. É comum os armadores estarem com overbooking, ou seja, com alta procura por espaços nos navios, o que encarecem o preço de frete e torna a disputa por um frete atrativo desafiadora.
O overbooking acontece por diversos motivos: maior demanda de mercadorias devido o aquecimento da economia, chegada do Natal, e, a proximidade da Golden Week. Motivos que levam os importadores anteciparem seus embarques.  
Para você entender, o impacto não é apenas no custo frete, mas também no tempo total de trânsito (transit time), ou seja, o tempo que levará para o navio percorrer todo o trajeto planejado e a mercadoria chegar no porto de destino poderá ser maior.
E o que fazer em uma situação destas? Planejamento.
·         Selecionar os produtos que você pretender comercializar no Natal e antecipar o embarque
·         Realizar uma negociação prévia do transporte com diferentes companhias marítimas em busca do melhor frete
·         Organizar espaço físico para estocar a mercadoria que você for receber
E claro, a dica mais importante: esteja próximo de parceiros que conheçam o mercado chinês e poderá te ajudar em suas importações!
Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br