3 dicas para sua empresa iniciar no mercado internacional

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Sua empresa está consolidada na sua região, possui uma marca forte e clientes fiéis? Maravilha! Talvez seja o momento de oferecer seus produtos no exterior. Continue lendo e veja três dicas importantes sobre o tema.

Ter a oportunidade de abrir o leque e vender seus produtos no exterior é excelente, visto que a dependência do mercado nacional diminui; a empresa conhece novos clientes, produtos e tecnologias; além de poder faturar em dólar, uma moeda forte e valorizada.

A exportação exige planejamento e dedicação. Para conquistar um cliente internacional e desenvolver um relacionamento duradouro é importante criar uma cultura exportadora dentro da empresa e perceber a exportação como um verdadeiro investimento.

1# Dica: Registre sua empresa como exportadora: Para exportações por pessoas jurídicas é necessário obter um registro junto a Secretaria da Receita Federal chamado Radar. Trata-se de um registro obrigatório tanto para importadores quanto exportadores exigido pelo governo federal.

Com o Radar, a empresa exportadora consegue acesso ao Sistema Integrado do Comércio Exterior – Siscomex, necessário para a emissão dos documentos utilizados no comércio internacional.

Não se preocupe que você não precisa fazer sozinho este processo inicial! Sua contabilidade ou empresas de consultoria em comércio exterior possuem o conhecimento necessário para auxiliá-lo.

2# Dica: Analise seu produto: Dentro do seu portfólio de produtos verifique quais poderiam ser exportados. Se pergunte se a sua empresa possui capacidade produtiva de aumentar a produção deste item? Além disso, este produto está adequado ao mercado internacional? Será necessário revisar a embalagem ou manuais, por exemplo?

Por meio de pesquisa de mercado, investigue se o mercado escolhido utiliza este produto. Veja também quem são as empresas concorrentes, possíveis parceiros e fornecedores que poderão influenciar suas negociações.

3# Dica: Participe de uma feira comercial: Uma das maneiras de iniciar no comércio exterior é visitando ou expondo em feiras empresariais. As próprias feiras que acontecem no Brasil, geralmente possuem muitas empresas estrangeiras. Aproveite este momento para fazer networking com pessoas da sua área, conhecer novas tecnologias e produtos e principalmente, fazer contatos que poderão se tornar prospecções e novos negócios. Uma das melhores maneiras de iniciar no mercado internacional é investindo em feiras e missões empresariais.

Estes dois sites informam as próximas feiras no Brasil: http://www.feirasdobrasil.com.br/ e http://feirasenegocios.com.br/. Este site informa as próximas feiras na China: https://www.nfeiras.com/china/.

Exportar exige planejamento e dedicação. Talvez neste momento inicial seja interessante contar com o auxílio de uma empresa de consultoria. Por que não inserir a exportação no planejamento da sua empresa?

Até a próxima!

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