Cuidados na Importação

Neste artigo apresentaremos informações úteis para a importação de mercadorias. O que é importante saber para a compra no exterior ser uma boa experiência para a sua empresa.

Importar no Brasil pode ser um pouco complicado, mas também é muito vantajoso. Nosso país se destaca pela grande população, pela classe C em ascensão e pelo atual otimismo econômico. O mercado internacional oferece preços, tecnologias e condições de pagamento diferenciadas.

A importação de mercadorias segue uma série de passos, desde a legalização da sua situação junto à Receita Federal até os documentos que irão permitir a liberação da mercadoria no país. No entanto, também é preciso ter atenção a boas práticas como o conhecimento detalhado dos fornecedores no exterior e a correta precificação do produto.

Habilitação para uso do Siscomex

O controle pelo governo federal das importações e exportações de mercadorias acontece por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior, chamado também de Siscomex. Trata-se de um sistema informatizado que facilita o processo e fluxo de informações entre o importador, agente marítimo, despachante e instituição bancária por exemplo, eliminando controles paralelos e diminuindo significativamente o volume de documentos envolvidos nas operações.

Para ter acesso e utilizar o Siscomex, a empresa precisará comparecer a uma unidade da Receita Federal a fim de providenciar sua habilitação. Esta habilitação no comércio exterior é chamado de Radar.

Procura por fornecedores no exterior

Um aspecto relevante na importação é verificar se o fornecedor irá entregar sua mercadoria devidamente. Sendo assim, é essencial levantar dados de potenciais empresas que possuam capacidade para atender sua demanda com qualidade e no prazo desejado.

Para tanto, existem algumas maneiras de minimizar os riscos e possibilitar que você conheça melhor seu fornecedor, destacamos as principais: pesquisar sobre o fornecedor previamente; participar de feiras ou missões internacionais e orçar com três ou mais empresas concorrentes.


Inspeção da fábrica no exterior

           Nas primeiras importações é natural que tenhamos desconfiança ou medo se realmente a carga solicitada será embarcada. Em países asiáticos é muito comum haver inspeção das mercadorias antes do container ser estufado, ou seja, de ser carregado.

           Esta inspeção poderá ser realizada inclusive por profissionais brasileiros que vivem na China e região e trabalham com estes serviços. A inspeção acontece com o registro de fotos, contagem ou confirmação do peso da mercadoria, análise da embalagem e das especificações do produto. Este trabalho oferece mais segurança ao importador e evita incômodos.

           Minimizar os riscos com estes cuidados é muito importante no comércio internacional. Conte com parceiros que possuam experiência neste processo.

Até a próxima!




PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br