Jack Ma, o fundador do Alibaba

Conheça a história de Jack Ma, o homem que deu a volta por cima e se tornou o empresário mais rico da China e um dos mais importantes do mundo.
Nas últimas décadas vimos um grande número de produtos chineses circulando em diversos setores do mercado mundial, como brinquedos, eletrônicos, produtos tecnológicos, têxteis, automóveis. Os produtos chineses estão no gosto do varejo, principalmente para atender a Classe C e baratear o custo produtivo industrial.

O Brasil está entre os maiores consumidores deste mercado. Mas como começou essa enxurrada de produtos chineses por todo o mundo? Vamos conhecer um pouco sobre a empresa Alibaba.

Surgimento do Alibaba

O Grupo Alibaba foi fundado por Jack Ma em 1999 na China. Com sede em Hangzhou - Zhejiang, a empresa foi criada inicialmente para facilitar a atuação de pequenas empresas na Internet, oferecendo infraestrutura para o comércio online e tecnologia de dados.

Jack Ma que teve a ideia do nome “Alibaba”. É um nome conhecido devido ao conto do “Alibabá e os 40 ladrões”. No conto, o personagem Alibabá é uma pessoa esperta, bondosa e voltada para os negócios.

Entre as principais empresas do Alibaba Group Holding estão:

· Alibaba: plataforma business-to-business por atacado internacional

· Aliexpress: atua com atacado e varejo para pessoas físicas e empresas estrangeiras

· Taobao: focado em atacado e varejo para pessoas físicas e empresas chinesas.

Quem é Jack Ma?

O nome verdadeiro de Jack Ma é Ma Yun, no entanto o apelido foi necessário devido à dificuldade de pronunciar seu nome original.  Jack Ma nasceu em 1964 em um região muito pobre da China.

Na escola, possuía dificuldade em aprender matemática e facilidade com o inglês. Aproveitou esta habilidade para conhecer estrangeiros e praticar o idioma. Em pouco tempo, já possuía sua primeira profissão: Professor de Inglês.

Na China, Jack Ma foi rejeitado em mais de 20 vezes em entrevistas de emprego. Mas na década de 90 ele deu uma virada na sua vida profissional criando uma espécie de publicidade na Internet para empresas chinesas. Em outubro de 1999 a empresa consegue se primeiro financiamento no valor de 5 milhões de dólares. Foi o início do Alibaba.

O Alibaba na atualidade

O grupo Alibaba é o maior no comércio eletrônico na China, levando produtos a regiões remotas do país. Atualmente expandiu-se para inteligência artificial, assistência médica e filmes de Hollywood. Menos de 20 anos depois de sua fundação, a empresa de Jack Ma está avaliada em US$ 420 bilhões.

O Alibaba é conhecido por estar em todos os mercados. Afinal, Jack Ma entende o pensamento da população local e também a peculiar forma da Internet chinesa funcionar. O grupo sabe exatamente quais produtos lançar e onde investir.

A história do Alibaba renderá conteúdo para muitos outros artigos, pois é fascinante. Concluo com o faturamento histórico que o grupo obteve em 2019 na “Black Friday Chinesa” chamada do Dia dos Solteiros: aproximadamente 158,8 bilhões de dólares.

Conhecer mais sobre as empresas chinesas é incrível não é mesmo? Que tal conhecer este país de pertinho e todas as oportunidades que ele oferece?

Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br