Como calcular os custos de uma importação?

asia source brasil imp e exp - blog - como calcular os custos de uma importacao.png
Importar é uma atividade que requer bastante planejamento, afinal a empresa deverá tomar a decisão de compra antecipadamente, escolhendo o produto, fornecedor e o transporte logístico a ser utilizado.
Além disso, há leis específicas que regem as importações brasileiras, que devem ser respeitadas para que o importador não sofra penalidades e transtornos junto à Receita Federal ou demais órgãos anuentes. Alguns dos aspectos mais importantes nesse processo são os custos que envolvem a importação.
Para calcular os custos de uma importação, são considerados no cálculo diferentes fatores, cada um deles por determinado motivo: são os impostos, conforme a classificação fiscal (Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM) e taxas adicionados pelo governo ou referentes à modalidade de frete utilizada. Diante disso, é essencial conhecê-los para avaliar o custo-benefício do processo total da importação.

Características do Produto Importado
Falamos acima que o cálculo do custo de um produto importado não é padrão, pois dependerá de sua classificação fiscal (NCM) e taxas adicionais. Caro leitor, veja abaixo alguns fatores que influenciam no custo do produto importado:
• Peso e dimensões do produto
• Preço do produto na origem
• Porto de origem e destino
• Local de entrega no destino
• Impostos no destino
• Material constitutivo do produto
Você pode estimar o custo com base em outros produtos similares ao seu que estão sendo importados por você ou por outras pessoas. Ou ainda, consultando os valores estimados na importação através de uma empresa de consultoria.

Principais Tributos
Normalmente, são quatro os tributos federais aplicados sobre as mercadorias importadas:

• Imposto de Importação (II);
• Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
• Programa de Integração Social (PIS);
• Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS).
Com exceção do Imposto de Importação, todos os demais tributos já são cobrados em produtos de origem nacional. Em nível estadual, é aplicado também o ICMS, que a alíquota se difere entre os estados brasileiros.
A base do cálculo desses impostos é chamada de valor aduaneiro. De acordo com a Receita Federal, o valor aduaneiro incluirá todos os pagamentos efetuados ou a efetuar pela compra das mercadorias, ou seja, tanto os custos com frete e seguro, quanto as movimentações realizadas no porto devem ser consideradas no cálculo.

Parece bem complicado na primeira vista hein?! Aqui na Asia Source estamos acostumados com cálculos como esse! Faça uma consulta sem compromisso!
Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br