Black Friday: Como aproveitar melhor a data

asia source brasil imp e exp - Blog - Black Friday.png
Falta menos de um mês para a Black Friday 2020. Este ano, o evento dedicado às maiores ofertas será no dia 27 de novembro. A Black Friday acontece sempre na sexta-feira, após o feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças, comemorado sempre na quarta quinta-feira de novembro, é um dos feriados mais importante do país. É um dia para ficar em família, visitar os entes queridos, agradecer e descansar. No dia seguinte, muitos aproveitam para ir às compras.

Significado e Histórico
Aqui no Brasil praticamos as superofertas da Black Friday desde 2010. Mas a origem da data é americana. A data exata ninguém sabe dizer ao certo, pois há duas teorias a respeito. A primeira teoria do surgimento da Black Friday diz que a expressão nasceu no final do século XIX, após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro. Por coincidência, em uma sexta-feira.
A segunda teoria conhecida se refere ao termo criado por policiais da Filadélfia na década de 60 sobre o dia após o feriado de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos. Graças a isso, surgiu então uma grande oportunidade de venda para os lojistas que se aproveitavam da muvuca e faziam diversas promoções para atrair os turistas e pessoas que passavam pelos comércios de rua.
O fluxo intenso de veículos por conta da folga prolongada e das partidas de futebol realizadas sempre nesta época aumentavam consideravelmente. Com o tempo, esta referência ao trânsito logo se expandiu e se transformou em uma expressão local às ofertas e uma tradição de compras.
Diferente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil começou como um evento online, passou para o varejo físico e atualmente impacta desde o pequeno até o grande varejista.

Como aproveitar melhor a data?
Se você deseja aproveitar a oportunidade de compra no dia 27 de novembro, é importante acompanhar os preços dos produtos que você deseja adquirir com antecedência. Pesquise empresas (inclusive internacionais) para que no dia do evento você tenha mais possibilidades de compra.
Cuidado com o marketing duvidoso, ou seja, com aquelas propagandas sensacionalistas que fazem boa parte das pessoas comprarem por impulso. No Brasil em 2019, a presença de sites falsos para roubar dados e dinheiro do consumidor cresceu 233% em relação à 2018.
Os comércios de rua utilizam a Black Friday para desovar seus estoques remanescentes com promoções, e após a data, inserir novos produtos e lançamentos para o Natal que acontece no mês seguinte.  
O varejo brasileiro online registrou um faturamento de 3,2 bilhões de reais na Black Friday em 2019. O montante representa alta de 23% comparado com 2018. Estes números comprovam que o evento já faz parte do calendário de compras do brasileiro.

Você pretende comprar algo na Black Friday? É interessante acompanhar os números para identificar oportunidades. Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br