Feriado do Ano-novo Chinês e o Impacto no Comércio Exterior

O Ano-novo Chinês é o feriado que mais afeta a logística internacional. Mas, você sabe qual é o impacto para o Comércio Exterior?

O Ano-novo Chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotada por diversas nações do oriente que seguem um calendário diferente do ocidental, o calendário chinês.

O calendário chinês é lunissolar, ou seja, leva em consideração tanto as fases da lua quanto a posição do sol. As distinções entre os dois calendários fazem com que em todos os anos a data de início do Ano-novo Chinês seja em uma data diferente do calendário ocidental. Por este motivo, nós temos uma data fixa para este feriado e os chineses não. Continue lendo para entender mais.

2020, o ano do Rato

Na religião budista, os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos da astrologia chinesa.

Os doze animais do horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cachorro e o porco.

Desta forma, se 2008 foi o ano do rato, 2009 foi atribuído ao boi, 2010 ao tigre, 2011 ao coelho e assim por diante. Cada ano se homenageia um dos doze animais. Em 2019 se celebrou o ano do porco e em 2020 será o ano do rato que iniciará em 25 de janeiro.

Ano-novo Chinês e o Comércio Exterior

O Ano-novo é o principal feriado na China. É comum os funcionários viajarem para visitar seus familiares. Os grandes centros ficam vazios e as empresas respeitam este feriado e realmente não abrem.

Como a China é um importante parceiro comercial brasileiro, é considerável as empresas se preparem com antecedência para este feriado. As empresas chinesas costumam parar aproximadamente uma semana durante o feriado chinês. Mas o feriado poderá gerar atrasos por pelo menos 20 dias após o feriado.

Para evitar custos desnecessários, os importadores precisam antecipar seus pedidos neste período, pois a produção, venda e logística no país estará parada. Organização e antecipação são pontos chave para que a empresa não se prejudique durante o feriado chinês. Normalmente os modais marítimos e aéreos são muito movimentados nesta época, então é necessário considerar um “lead time”, ou seja, um tempo total da importação superior.

Algo interessante também, é que no Ano-novo chinês as fábricas não param com uma linha de produção pela metade. Isso significa que os fornecedores chineses apenas aceitarão os pedidos que poderão ser entregues antes do feriado.

O feriado chinês não é um impeditivo para importar no início do ano. Com planejamento a empresa consegue realizar seus pedidos e contratar um frete marítimo a um custo adequado. Por que não incluir as importações no planejamento da sua empresa?

Até o próximo artigo!  

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