Você conhece os novos Tigres Asiáticos?

A partir da década de 70 quatro países asiáticos se destacaram. Veja no artigo de hoje quais são.

O nome “Tigres Asiáticos” se refere ao bloco econômico formado por quatro países asiáticos: Taiwan, Coréia do Sul, Cingapura e Hong Kong. Os quatro países são considerados referências globais em industrialização e tecnologia.
O destaque na industrialização e alto crescimento tecnológico e econômico iniciou na década de 1970.
A referência ao tigre se deve por ser um animal de origem asiática. Além disso, a figura dele representa agilidade e crescimento, exatamente o que os governos esperavam no desenvolvimento dos países.
A prioridade inicial do bloco foi investir em produtos para exportação para atender os países desenvolvidos. O consumo interno não era prioridade e os impostos sobre as mercadorias eram elevados.

Histórico e Formação dos Tigres Asiáticos
Antes da formação dos Tigres Asiáticos, os quatro países do bloco tinham uma economia totalmente dependente de matérias-primas e produtos com pouco valor agregado. Além disso, a qualidade social dos países era baixa, com taxas elevadas de analfabetismo e condições de trabalho precárias.
Com investimento principalmente dos Estados Unidos (durante a Guerra Fria) e do Japão, os quatro países do bloco cresceram exponencialmente.
Com a estratégia de investir no comércio exterior, principalmente nas vendas internacionais, os Tigres Asiáticos melhoraram sua infraestrutura logística, comunicação, educação e tecnologia. Os investimentos em educação logo deram resultado. Os quatro países possuem mão-de-obra barata e qualificada. Os trabalhadores foram treinados para realizar com qualidade todo o trabalho operacional.
A estratégia seguinte foi abrir o mercado para grandes empresas (multinacionais e transnacionais) se instalarem nos países. Empresas como Samsung, Hyundai e Daewoo foram atraídas pelo bloco.

Novos Tigres Asiáticos
Na década de 1990, em consequência do grande desenvolvimento econômico dos Tigres Asiáticos, houve uma expansão para os países vizinhos do Sudeste, o que proporcionou um processo de industrialização na Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e Filipinas.  Estes cinco novos países começaram a despertar atenção das grandes empresas e investimento internacional.
Nesses novos Tigres Asiáticos foram instaladas indústrias tradicionais, como têxteis, calçados, alimentos, brinquedos e produtos eletrônicos. Nesses países há oferta de mão-de-obra menos qualificada, mas muito barata.
O novo bloco tem uma economia centrada na exportação de produtos para nações altamente industrializadas. Desta forma, consideramos os novos “Tigres Asiáticos” como fornecedor para milhares de pequenas empresas que produzem mercadorias sob encomenda, criadas e planejadas em outros países do mundo.
Os países que compõe os Tigres Asiáticos inicial (Taiwan, Coréia do Sul, Cingapura e Hong Kong) poderão ser chamados atualmente também como Dragões Asiáticos.

Fica atento no blog da Asia Source Brasil que temos sempre conteúdo atualizado para você! Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br