Logística de Importação: 3 dicas para tornar este processo mais eficiente

Neste artigo vamos te apresentar maneiras de realizar sua importação com qualidade e sem custos desnecessários.

As importações costumam ser burocráticas por envolver muitos documentos e custos. De fato, importar exige um mínimo de conhecimento sobre logística de transportes, embalagens, tributos e precificação de mercadorias.
Atualmente temos à disposição diversos produtos, tecnologias e diferentes empresas lançam novidades constantemente. A concorrência direta e indireta preocupa e faz com que seja necessário inovar e rever os custos da empresa. A importação poderá ser uma importante estratégia organizacional, principalmente neste momento adverso que estamos.
Estar próximo de bons fornecedores e parceiros experientes na área internacional auxilia muito na qualidade dos seus processos de importação. Mas vamos as dicas? Leia abaixo mais informações de como tornar suas importações mais eficientes!

1. Simule os custos operacionais que envolvem a importação
Esta é a nossa primeira dica: planejamento. Quando planejamos, revemos a necessidade de adquirir, a quantidade, a urgência, enfim, revemos todos os pontos para que não haja surpresas. O planejamento é um aliado do comércio internacional.
Afinal, planejar é ter previsibilidade. É decidir de forma estratégica o que a empresa irá importar e quando ela irá importar. E claro, planejar todo os custos envolvidos na operação.
Uma maneira de garantir uma menor variação dos custos é firmar um contrato com o fornecedor no exterior. Desta forma, ficará mais fácil ter a acuracidade na estimativa de custos em cada etapa do processo.
No planejamento também é analisado a urgência do envio e é tomada a decisão do melhor modal de transporte de acordo com a necessidade da empresa. Por exemplo, se for muito urgente: modal aéreo, se for próximo: modal rodoviário, se estiver no tempo normal: marítimo.

2. Desenvolva relacionamentos com fornecedores estrangeiros
Criar parcerias e relacionamentos é essencial no comércio exterior. Na importação é importante verificar o nível de credibilidade de um fornecedor no comércio internacional, além de verificar seus processos e certificações especiais para atuar no comércio exterior. Torna-se útil também analisar se o produto e as práticas do fornecedor atendem as expectativas de sua empresa no que diz respeito a demanda e a logística até o porto.
Neste aspecto, inspecionar o fornecedor e a carga antes do embarque é uma excelente medida. Ajudará a reduzir os riscos de problemas com a carga e de futuras assistências técnicas.

3. Documentação em ordem
Parece uma dica básica, mas a maioria dos atrasos que acontecem nas importações são causados por problemas na documentação. É importante revisar os documentos, enquanto a carga ainda está no fornecedor, antes do embarque.
Caso sua empresa necessite de alguma certificação ou documento especial, peça previamente ao fornecedor. Outro documento muito relevante é o comprovante de transporte emitido pelo agente de carga. Este documento será essencial para dar entrada da mercadoria em território brasileiro.

A importação é cheia de detalhes, mas não é um bicho de sete cabeças não! Por que não incluir o comércio exterior no planejamento da sua empresa?
Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br