Redução de Custos com a Consolidação de Mercadorias

Conheça como a carga consolidada LCL marítima poderá ser útil para redução de custos na sua importação

A carga consolidada, no meio logístico também é chamada de carga LCL, trata-se de reunir várias mercadorias, de um ou mais clientes, em um só conjunto - por vezes também chamada de carga unitizada – ou seja, em uma só unidade ou container.
Esta prática poderá reduzir os custos totais de importação, possibilitando que a empresa importe quantidades menores além de aumentar a produtividade logística e o mix de oferta de produtos ao cliente na ponta. Continue lendo para entender como funciona.

Consolidação de mercadorias
Na verdade, consolidar a carga importada nada mais é do que agrupar várias cargas em uma, ou vários usuários diferentes, mas que tenham um só destino. A carga agrupada segue amparada por um documento chamado Conhecimento de Transporte “master” (MAWB) ou ainda conhecimento “mãe”, de responsabilidade da empresa consolidadora.
Na carga consolidada, o Conhecimento de Transporte “master” englobará outros conhecimentos denominados “house” ou “filhotes” (HAWB), cada um deles com seu respectivo endereço final.
Caso sua empresa opte em realizar a consolidação de mercadorias, não se preocupe, pois ela terá documentos de importação que informarão corretamente a origem e destino da mercadoria. Está é uma prática comum para as companhias logísticas e pode ser uma ideia interessante para as empresas que desejam realizar pequenas importações ou ainda importar produtos de diferentes fornecedores.

Vantagens do LCL marítimo
A consolidação de cargas é uma opção interessante para empresas que não possuem mercadorias suficientes para lotar um contêiner de 20 ou 40 pés, pois o custo total do frete é reduzido. Afinal, uma vez que todas as taxas são rateadas entre todos os importadores envolvidos na operação e cada empresa paga somente pelo espaço utilizado.
Você sabia inclusive, neste modelo de transporte, os gastos com seguro de carga são reduzidos, pois há uma diminuição de furtos e avarias.
Outro ponto interessante são que os custos com relação à mão de obra logística (carregamento, descarregamento, emissão de documentos e burocracias do processo), que também são reduzidos, devido a consolidação. Nesta atividade, os agentes realizarão a consolidação e a desconsolidação dos volumes e as principais atividades são o transporte, recepção, armazenagem e embarque dos produtos.
As operações consolidadas não possuem restrição quanto à quantidade de empresas que dividem o mesmo contêiner, inclusive, pode envolver faturas comerciais negociadas com moedas e condições de pagamento distintas.
Atualmente a Asia Source realiza a consolidação de acessórios de celular origem China. Tem interesse em realizar uma cotação? Faça contato conosco!
Até o próximo artigo.

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br