Termos Internacionais do Comércio – Incoterms

Entenda o que são os Incoterms e como eles são utilizados no comércio exterior de mercadorias.

Quando iniciamos uma negociação internacional, seja de compra ou venda de mercadorias, percebemos que há muitos custos envolvidos na operação: frete, seguro, armazenagem, embalagens, impostos, entre outros. Para “organizar” estes custos surgiram os Termos Internacionais do Comércio, também chamado de Incoterms. Continue lendo para entender mais.

O que são os Incoterms?

Os Termos Internacionais do Comércio são normas mundialmente conhecidas que definem as responsabilidades entre o importador e o exportador no comércio internacional. Ou seja, são os Incoterms que determinarão quem assumirá os custos envolvidos em uma exportação e importação de mercadorias.

A Câmara Internacional do Comércio regulamenta os Incoterms desde 1936. A atualização mais recente foi lançada em outubro de 2019, chamada de Incoterms 2020 e já está em vigor. Atualmente existem 11 Incoterms divididos em 4 grupos diferentes:

Grupo E

Toda a responsabilidade da carga é do importador. O exportador tem a obrigação apenas de disponibilizar a mercadoria e a fatura em seu estabelecimento. As despesas ou prejuízos com danos ficam a carga de quem está comprando. Por este motivo, o Grupo E é pouco utilizado, apesar de ser possível para qualquer meio de transporte. Apresenta apenas um termo:

· EXW (Ex-Works)

Grupo F

Este grupo reúne os termos que estipulam ao comprador a responsabilidade de contratar uma transportadora. O vendedor deverá entregar os produtos no local onde se encontra o transportador do cliente. Há três termos neste grupo:

· FCA (Free Carrier);

· FAS (Free Alongside Ship);

· FOB (Free on Board).

Grupo C

Neste grupo o exportador é o responsável pelo transporte principal da carga. Temos quatro termos nesse grupo:

· CFR (Cost and Freight);

· CIF (Cost, Insurance and Freight);

· CPT (Carriage Paid To);

· CIP (Carriage and Insurance Paid to).

Grupo D

Nesse grupo, os produtos serão entregues no local indicado pelo importador. Apresenta atualmente três termos:

· DAP: Delivered at Place

· DPU: Delivered at Place Unloaded

· DDP: Delivered Duty Paid

Os Incoterms têm por objetivo, uma vez que se trata de regras internacionais, promover a harmonia entre os importadores e exportadores. Com o uso correto dos Incoterms, reduzimos o risco de má interpretação pelas partes envolvidas e evitamos custos desnecessários e incômodos.

Até a próxima!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br