Notícias relacionadas a Marketplaces no Brasil e no mundo

Sua empresa já investiu no comércio eletrônico? Leia no artigo de hoje informações atualizadas a respeito.

Considerado um shopping center virtual, os marketplaces surgiram no Brasil em 2012. É modelo de negócio considerado vantajoso ao consumidor final, pois em um mesmo site é possível pesquisar diferentes lojas e modelos do mesmo produto, facilitando a procura e o melhor custo-benefício.
Diversas empresas globalmente conhecidas participam desse modelo de negócio, como a Americanas, o Shoptime, a Walmart, o Mercado Livre, a OLX e o Bom Negócio, por exemplo.

Vantagens no uso de marketplaces
Os marketplaces são uma oportunidade para quem está iniciando no mercado, visto que são sites muito acessados, que oferecem uma boa experiencia de compra, segurança no pagamento o que torna uma ferramenta importante para iniciar no E-Commerce.
Outro ponto positivo do uso dos grandes players, é que permite maior acesso de novos clientes e possíveis clientes no site e redes sociais da sua empresa. Sua marca ficará na vitrine, sendo recomendada e avaliada pelos clientes que lá comprarem.
E claro, cada vez mais os consumidores estão mais exigentes. Quanto mais o tempo passa, um número maior de pessoas tem acesso à Internet e facilidade com o uso de novas tecnologias. O Brasil é considerado o 4º país com mais pessoas conectadas do mundo, com relação ao número de usuários.
Oferecer um mix de produtos que se complete, tanto em diferenciais quanto em valores é muito interessante. Um produto personalizado, uma embalagem diferente, ou ainda um prazo de entrega mais ágil se destacará. Seus produtos não precisaram ser nacionais, você poderá oferecer produtos importados e assim ter à disposição os produtos mais recentes e de melhor preço.

Principais marketplaces no país
Apesar de ser recente no Brasil, o marketplace já faz muito sucesso em outros países, como o mercado americano desde a década de 1990. As primeiras empresas a abrir suas portas para outros e-commerces foram o eBay e a Amazon, que entenderam naquela época se tratar de um novo modelo de negócio.

No Brasil, os primeiros marketplaces surgiram a partir dos anos 2000 com as Americanas e o Ponto Frio. Em seguida, o Submarino abriu seu capital e a Americanas adquiriu o Shoptime, outro famoso marketplace brasileiro.
Atualmente há o B2W, trata-se de um grupo empresarial brasileiro que engloba marcas como Submarino, Americanas e Shoptime.
O Mercado Livre, um dos maiores marketplaces no Brasil, começou suas atividades em 1999, mas ele se parecia bastante com o OLX. Hoje em dia, a plataforma é referência no segmento. De modo recente, o Mercado Livre anunciou a compra de aeronaves próprias no Brasil para realizar o transporte de mercadorias adquiridas na plataforma, e assim claro, não depender mais dos Correios.
Outro player global muito importante é a Amazon, no país ela iniciou seus negócios em 2012, vendendo e-books. Em agosto de 2014 começou a vender livros impressos. Em abril de 2017 abriu o marketplace para a venda de livros usados e novos. Em outubro de 2017 começou a vender eletrônicos. Atualmente, a Amazon segue investindo no mercado brasileiro, anunciou recentemente a construção de mais três centros logísticos no Brasil para melhorar a logística de distribuição.

Fica conectado em nosso blog que temos sempre conteúdo fresquinho e atualizado para você! Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br