Crescimento da economia chinesa em 2020: Principais Fatores

No país onde o primeiro caso de Covid-19 foi detectado, a economia está mais forte do que nunca

O governo chinês anunciou um crescimento de 4,9% entre julho e setembro em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em meio ao ano mais difícil após a Segunda Guerra Mundial, a China será a única grande economia a registrar crescimento em 2020.
Embora seja inferior aos 5,2% esperados pelos economistas inicialmente, será um PIB positivo e colocará a segunda maior economia do mundo na rápida recuperação mundial.
No início de 2020, quando começou a pandemia, o crescimento chinês caiu fortemente e encerrou o primeiro trimestre em queda de 6,8%. Desde 1992 o país asiático não registrava números negativos.
Mas o que pode ter contribuído com este crescimento tão rápido? Destacamos abaixo alguns pontos:

• Investimentos em Comércio Exterior
Faz anos que a China investe no comércio exterior. Fomenta sobretudo as exportações, com excelente estrutura logística, câmbio desvalorizado e acordos econômicos. Um dos principais números divulgados em setembro mostra que há uma forte recuperação das exportações de 9,9%, enquanto as importações aumentaram 13,2% em relação ao mesmo período de 2019.

• Investimento Público
Com o início da pandemia, Banco Central da China intensificou a injeção de recursos para o crescimento das empresas e dos postos de trabalho.  Outra ação tomada pelo governo chinês foi fomentar a economia interna por meio de um pacote de estímulos fiscais.

• Retomada da Prestação de Serviços
No período abril-junho, o setor de serviços já apresentava uma recuperação sustentada que se consolidou entre julho e setembro. O setor de serviços cresceu cerca de 4%, segundo os dados do governo chinês. Este número se destaca principalmente pelas empresas de tecnologia da informação, telecomunicações, transportes e serviços financeiros. Outro ponto, como a China foi o primeiro país a sofrer com a pandemia, também foi o primeiro país a se recuperar dela.

• Investimento no Turismo
Com as fronteiras fechadas e restrições de viagem devido ao Coronavírus, o governo chinês está incentivando o turismo interno, aproveitando feriados e datas comemorativas. No último feriado da Golden Week a China faturou aproximadamente USD 69 bilhões.

Escrevemos semanalmente sobre comércio exterior, logística internacional e o mercado chinês. Acompanhe nosso blog!
Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br