Você conhece o Dia dos Solteiros na China?

A data mais importante do varejo chinês, considerada por muitos a “Black Friday Chinesa” que todos os anos fatura bilhões.

A Double Eleven, ou Dia dos Solteiros, bate recordes todos os anos de venda. Os números são incomparáveis. Afinal, em 2019 por exemplo, a data atingiu 1 bilhão de dólares em vendas nos primeiros 68 segundos e totalizou US$ 38,4 bilhões em 24 horas. Crescimento de 20% se comparado com 2018. Esses números são reais e foram obtidos pelos E-Commerces do Grupo Alibaba. Inclusive foi o Alibaba que criou a data na China.
Neste ano, no primeiro dia de evento, o Dia dos Solteiros alcançou a incrível marca de USD 56 bilhões em faturamento!
Caro leitor, leia também nosso artigo sobre o Jack Ma, fundador do Grupo Alibaba.

Como tudo surgiu
Tudo começou em 1993 na China, quando alguns universitários solteiros resolveram criar um evento para presentear eles mesmos. No ano de 2012, o grupo Alibaba entrou na jogada e as vendas começaram a crescer.
O Dia do Solteiro, é a principal data do varejo chinês e, em 10 anos, tornou-se o maior festival de compras do mundo. Atualmente não apenas a população chinesa compra nesta data, mas pessoas do mundo todo aproveitam as superofertas das lojas virtuais do país asiático.
A título de comparação, a Black Friday, data de comércio criada nos Estados Unidos um dia após ao feriado de Ação de Graças que acontece em novembro, teve em 2019 um faturamento global de 17,8 bilhões de dólares com o comércio eletrônico. Assim, as vendas da Black Friday representam metade do que faturou o Alibaba em somente um dia.
Olá leitor, escrevemos sobre a Black Friday, confira clicando aqui.

Dia dos Solteiros no Brasil
O Brasil figura entre os cinco países que mais compram produtos no AliExpress em todo o mundo. Pelo tamanho de sua população, que ultrapassa 205 milhões de habitantes, e por ser o 4º maior país do mundo em número de pessoas conectadas à internet, é um mercado importante para os maiores marketplaces mundiais.
As promoções do Dia dos Solteiros ganharam força recentemente no Brasil e em 2019 a Americanas trouxe promoções de produtos oferecidos em seu site com origem direta na China. Com o reconhecimento da data, outras empresas veem uma ótima oportunidade de oferecer serviços aos consumidores.
Neste ano a data será comemorada em novembro, e deverá agradar também os brasileiros. Com a Pandemia e mais pessoas utilizando o comércio eletrônico aqui no Brasil, a ideia que as empresas chinesas invistam cada vez mais no mercado brasileiro.
Prova disso, e o próprio Aliexpress, empresa integrante do Grupo Alibaba, informou a adoção de três voos fretados semanais para o país, o que reduzirá o tempo de entrega para até 30 dias e permitirá adquirir presentes para o Natal durante o Dia dos Solteiros.
Vamos acompanhar os números deste ano. Fique atento em nosso blog para se manter bem informado sobre notícias do mercado chinês! Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br