Importação Fortalece a Economia Brasileira

Nenhum país produz tudo o que precisa, e com o Brasil não é diferente

Importação fortalece a economia brasileira? Talvez você esteja se perguntando se esta afirmação faz sentido. No artigo de hoje vamos explicar a importância do comércio exterior, sobretudo das importações e na competitividade econômica brasileira.

Crescimento Econômico
Um dos fatores mais importantes para o crescimento econômico de uma nação é o aumento na sua produção interna. Para acontecer um aumento na produção interna de um país é preciso investimentos em maquinários de ponta, mão-de-obra especializada, inovação e desenvolvimento de novos produtos e principalmente um comércio consumidor aquecido.
Para exemplificar o parágrafo acima, imagina uma cadeia produtiva de brinquedos. Na fábrica, será importante ter máquinas novas e modernas para a fabricação de brinquedos atrativos. Os funcionários precisam ser capacitados constantemente, pois além de saber manusear as máquinas em questão deverão pesquisar o mercado consumidor para continuar produzindo brinquedos que chamem atenção do público.
A cadeia produtiva não se resume apenas em fábrica e cliente obviamente. Temos os distribuidores, comércios, transportadores, empresas fornecedoras, terceirizadas, entre outros que contribuem direta ou indiretamente para o giro dos brinquedos produzidos em nosso exemplo.
É ai que entra o X da questão. Será que o Brasil possui todas as matérias-primas necessárias para a produção dos brinquedos consumidos pelas crianças e adolescentes daqui? E as demais cadeias produtivas? Será que temos todas as matérias-primas necessárias?

Importação no Brasil
De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (2020), em 2019, os principais produtos importados pelo Brasil foram:
• Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais – 7,3 %
• Adubos ou fertilizantes químicos – 5,1%
• Equipamentos de telecomunicações, incluindo peças e acessórios – 4,0 %
• Válvulas e tubos termiônicas, de cátodo frio ou foto-cátodo, diodos, transistores – 3,2%
• Compostos organo-inorgânicos, compostos heterocíclicos, ácidos nucléicos e seus sais, esulfonamidas – 3,1%
• Obras de ferro ou aço e outros artigos de metais comuns – 2,8%
• Partes e acessórios dos veículos automotivos – 2,7%

No acumulado entre janeiro e junho de 2020 os principais produtos importados foram:
• Plataformas, embarcações e outras estruturantes flutuantes – 6,6%
• Óleos combustíveis de petróleo – 5,1%
• Adubos ou fertilizantes químicos – 4,4%
O destaque neste semestre ficou para medicamentos e produtos farmacêuticos (aproximadamente 5%) para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus.

Nenhum país, por mais protecionista que seja, é autossuficiente. A importação é importante para equilibrar a economia de um país e possibilitar a competitividade industrial.
Caro leitor, escrevemos recentemente no blog sobre importação de brinquedos, eletrônicos e produtos pet, você sabia? Confira! A Asia Source Importação é uma empresa especializada em processos de comércio exterior e busca de fornecedores internacionais.
Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br