Crédito Especial para Importação

Será que uma pequena empresa pode solicitar um financiamento para suas importações? Continue lendo e descubra mais a respeito.

Talvez você esteja pensando que um pequeno empresário não terá crédito ou condições especiais para financiar seus processos de comércio exterior, certo? Provavelmente é o que muitos pensam.

Há possibilidades especiais de antecipação de crédito que poderão ser úteis tanto para aqueles que estão iniciando no comércio exterior, quanto para empresas maiores que possuem experiência e não desejam, por motivos estratégicos, utilizar seu capital de giro.

Financiamento à Importação – FINIMP

Trata-se de uma modalidade de financiamento disponibilizada a partir do repasse de uma linha de crédito concedida por um banco estrangeiro, o qual efetua o pagamento à vista ao exportador no exterior. O financiamento é concedido ao importador brasileiro para a compra de mercadorias e serviços, com pagamento feito diretamente ao exportador no exterior e prazos flexíveis.

O Financiamento à Importação é oferecido pelas principais instituições bancárias brasileiras. Com esta linha, você financia a aquisição de bens, produtos e serviços adquiridos em outro país, com taxas de juros internacionais, que costumam ser mais atrativas que as taxas de juros praticadas no Brasil.

Adiantamento sobre Contrato de Câmbio - ACC

O ACC é um dos mais utilizados mecanismos de financiamento à exportação. Trata-se de uma modalidade de financiamento contratada na fase da produção ou antes do embarque. Oferece ao exportador de bens e serviços o capital de giro necessário à produção do bem a ser exportado. O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio é a antecipação parcial ou total do valor da mercadoria a ser exportada. Os recursos em moeda nacional, equivalentes à moeda estrangeira, são creditados na conta corrente do exportador convertidos pela taxa de câmbio do dia da contratação do câmbio.

A empresa solicita a instituição bancária o adiantamento do valor em reais correspondente ao contrato de câmbio. Desta forma, se possibilita a antecipação dos recursos para a produção da mercadoria a ser exportada, além de fixar a taxa de câmbio da operação.

Adiantamento sobre Cambiais Entregues – ACE

Diferente do ACC, o Adiantamento sobre Cambiais Entregues trata-se de um financiamento pós-embarque. Ou seja, o exportador já produziu e embarcou a mercadoria. Neste caso, o risco na operação é mais baixo e as taxas e prazos tornam-se mais atrativas.

O financiamento na fase ACE ocorre com a contratação de câmbio de exportação após o embarque da mercadoria e a entrega dos documentos de embarque que foram emitidos e realiza um contrato de câmbio para liquidação futura.

Viu que interessante?! Será que a sua empresa não poderia se beneficiar destas modalidades de crédito? Há um universo de possibilidades para os empresários que querem investir no comércio internacional.

Até a próxima!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br