Aprenda as Diferenças entre a Importação Formal e o Courier

Será que importação é tudo igual? No artigo de hoje você vai entender as diferenças entre duas das principais modalidades
Escrito por Maria Helena
Você provavelmente conhece ou já comprou em e-Commerces internacionais como Aliexpress e Alibaba, certo?
Pensem nas seguintes situações:
• Quando compramos em marketplaces internacionais
• Quando um parente que vive no exterior deseja nos enviar um presente
• Ou ainda, quando solicitamos uma amostra para conhecer um produto de um novo fornecedor
Em todas estas situações é comum o transporte ser na modalidade Courier. Mas você sabe o que seria Courier? Vamos aprender o conceito abaixo.

Importação via Courier
A importação via remessa expressa, também chamada de Courier, ocorre quando os bens importados neste tipo de operação não excedam o valor de 3 mil dólares (ou valor equivalente em outra moeda).
Importante ressaltar que na importação via Courier os produtos não poderão ter fins comerciais ou industriais. O Courier possui uma logística de transporte mais rápida e a nacionalização do produto facilitada.
Vamos a um exemplo prático: quando você deseja comprar no Aliexpress um produto para uso próprio (pessoa física) ou presentes para algum familiar. No caso de pessoa jurídica, poderão ser amostras ou produtos para testes em laboratório.
A tributação nestes casos é simplificada, sendo aplicada a alíquota de 60% de Imposto de Importação sobre o valor aduaneiro do bem. Fique atento leitor, no valor aduaneiro é considerado o custo do produto, acrescido do frete e do seguro. Poderá incidir o ICMS, conforme legislação estadual do estado de destino do produto importado.

Importação Formal
Uma importação formal são aquelas realizadas por empresas habilitadas no RADAR da Receita Federal e por meio de um despachante aduaneiro.
Em uma importação formal poderá haver a cobrança dos seguintes tributos federais: Imposto de Importação, IPI, PIS, COFINS e dependendo da regra de cada estado, do ICMS.
Estes impostos e contribuições podem variar de acordo com a espécie e o tipo de produto que será importado.

Entendendo as diferenças
Para importações formais, existem diversas oportunidades que algumas empresas não conhecem e não utilizam. Algumas empresas terceirizaram sua área de compras (importando matéria-prima) e ainda há aquelas que terceirizaram sua área produtiva (importando o produto pronto já com a sua marca).
Além disso, no exterior o importador terá acesso aos lançamentos do seu segmento, novas tecnologias e parcerias para o seu negócio!
Por que não incluir a importação no seu planejamento estratégico? Converse com a gente a respeito! Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br