As 3 maiores empresas de tecnologia da China

Conheça as empresas que o mundo todo está acompanhando por se tornarem potencias tecnológicas em pouco tempo.

Que a China se destaca no meio empresarial você já sabe. O governo chinês investe em inovação, robotização, infraestrutura logística, incentivos fiscais e proporciona condições para as empresas do mundo todo se instalarem por lá.

Falamos sobre o tema nos artigos abaixo:

· “5 Benefícios sobre Importações da China”

· “O que a Inovação e China tem em comum”

· “Crescimento Industrial na China”; “Jack Ma, o fundador do Alibaba”

· “Por que é importante conhecer a Canton Fair?”

Vamos conhecer agora a BAT, compostas pelas empresas Baidu, Alibaba e Tencent, conhecidas popularmente como a versão asiática do trio Google, Amazon e Facebook. Mas não se engane, na prática essas companhias chinesas vendem muitos outros produtos e serviços de tecnologia.

A Google Chinesa

A Baidu por muitas vezes é citada desta forma, como o site de buscas chinês. No Brasil a empresa é conhecida por seu antivírus, mas trata-se de uma companhia chinesa de grande porte na área da tecnologia.

O seu principal negócio são as buscas online, na China é o principal buscador utilizado pela população. São mais de 500 milhões usuários ativos mensalmente na ferramenta de pesquisas da empresa.

Por ser uma empresa chinesa, conhecem no detalhe o idioma chinês - o mandarim - e as características do povo chinês. Desta forma saem na frente dos concorrentes americanos.

O Alibaba

O Grupo Alibaba foi fundado em 1999 na China. Criada para facilitar a atuação de pequenas empresas na internet, a companhia oferece infraestrutura para o comércio online e tecnologia de dados.

Entre os principais sites do grupo estão o Alibaba: plataforma B2B por atacado internacional, Aliexpress: que atua com atacado e varejo para pessoas físicas e empresas estrangeiras e o Taobao: focado em atacado e varejo para pessoas físicas e empresas chinesas.

Já falamos da empresa Alibaba e do seu fundador Jack Ma por aqui. Recentemente a empresa declarou que o “Alibaba foi criado na China, mas não é uma empresa apenas para a China”.

A afirmação acima é provada no Dia dos Solteiros na China, semelhante a Black Friday no restante do mundo. O Alibaba em 2019 faturou os incríveis 215 bilhões de yuanes, ou 32 bilhões de dólares em vendas nos sites do Grupo Alibaba.

A “discreta” Tencent

Fechando o trio de gigantes temos a empresa Tencent, focada em serviços para Internet. Oferece uma variedade de serviços, que incluem redes sociais, jogos online, portais, serviços móveis, de telecomunicações e Internet de valor agregado, em áreas como e-commerce, entretenimento, informações e comunicação.

A Tencent se transformou em um dos maiores fornecedores de videogames do mundo e acabou desenvolvendo o “WeChat”, que é basicamente um aplicativo multiuso de redes sociais, mensagens e comércio eletrônico. A empresa do grupo chamada Tencent Video – maior empresa de streaming da China, como a Netflix e o YouTube -, é a líder no país neste segmento.

É incrível e inspirador conhecer um pouco mais sobre a China e as empresas que se destacam por lá. Por que não incluir a China no seu planejamento estratégico?

Até o próximo artigo!  

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br