Conheça os Principais Incoterms na Importação

Os Incoterms EXW, FOB e CIF são os principais no comércio exterior. Vamos conhecer melhor no artigo abaixo.
Escrito por Maria Helena

Quando iniciamos uma negociação internacional, seja de compra ou venda de mercadorias, percebemos que há muitos custos envolvidos na operação: frete, seguro, armazenagem, embalagens, impostos, entre outros.
Os Incoterms, ou Termos Internacionais do Comércio, definem as regras de compra e venda internacional e “organizam” os custos do comércio exterior. Continue lendo para entender mais a respeito.

Os Incoterms e seus grupos
Os Termos Internacionais do Comércio são normas mundialmente conhecidas que definem as responsabilidades entre o importador e o exportador no comércio exterior. Ou seja, são os Incoterms que vão determinar quem assumirá os custos envolvidos em uma exportação e importação de mercadorias.
A Câmara Internacional do Comércio regulamenta os Incoterms desde 1936. A atualização mais recente foi lançada ano passado, em 2020, chamada de Incoterms 2020. Atualmente existem 11 Incoterms divididos em 4 grupos diferentes:
• Grupo E, que diz que toda a responsabilidade do envio é do importador, ou seja, de quem está comprando.
• Grupo F, que significa os termos que estipulam ao importador a responsabilidade de contratar uma transportadora e arcar com este custo.
• Grupo C, que diz respeito aos Incoterms que o exportador é o responsável pelo transporte principal da carga e assume com este custo.
• E por fim, o grupo D, que se refere aos Incoterms que boa parte dos custos do envio é do exportador, ou seja, de quem está vendendo.

Vamos aos principais
Como você viu, os Incoterms ajudam os importadores a realizar boas negociações e evitar problemas de interpretação com o fábrica na origem, por exemplo. Existem três Incoterms que se destacam no comércio internacional, são eles: EXW, FOB e CIF.
O EXW significa em português “à disposição”. Na prática o EXW poderá ser utilizado quando o importador retira a mercadoria na fábrica do exportador e assume todos os riscos envolvidos na operação.  
O FOB em português é “livre a bordo”. O FOB é utilizado apenas no modal marítimo onde o transporte principal e o seguro são pagos pelo importador.  
O terceiro Incoterm mais utilizado é o CIF, que em português significa “custo, seguro e frete”. Também utilizado apenas no modal marítimo, trata-se de quando o exportador assume o frete e o seguro da carga.
O principal objetivo dos Incoterms é de promover a harmonia entre os importadores e exportadores. Seu uso é comum e obrigatório. Trata-se de uma regra internacional utilizado por 95% dos países do globo.
Por que não incluir a importação no seu planejamento estratégico? Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br