Obtenção do Radar Siscomex

O Radar é a habilitação para acesso ao Sistema do Comércio Exterior Brasileiro. Veja no artigo de hoje as últimas atualizações.
Escrito por Maria Helena

Sua empresa realiza importações por Courier e deseja aumentar as quantidades passando para importações formais? Ou ainda, você importa com frequência e chegou no limite permitido no seu Radar?
Leia no artigo de hoje quais os tipos de habilitação do Radar Siscomex existem e qual melhor se encaixa com a sua empresa.

Passos para habilitação
Infelizmente importar no Brasil é algo burocrático. Nós sabemos. Tentamos ao máximo aqui na Asia Source reduzir as burocracias por meio da tecnologia, mas algumas situações são inevitáveis.
Exemplo disso é o Radar Siscomex. Trata-se da habilitação para sua empresa utilizar o Sistema Integrado do Comércio Exterior. O Siscomex é um sistema de informação que serve para fiscalização, controle e comunicação entre a Receita Federal e os órgãos anuentes que farão parte das suas importações.
Quando uma empresa quer iniciar no comércio exterior, o primeiro passo é certificar-se de que sua empresa está devidamente constituída, legalizada e em condições para realizar tal transação. Em consequência, é preciso que o CNPJ da empresa esteja em situação regular e incluído no objeto social a atividade de importação e exportação de mercadorias.
O Siscomex surgiu na década de 90 no comércio exterior brasileiro. E desde então sofre atualizações de melhoria constantemente. A sua recente atualização tornou o layout mais amigável e o fluxo de informações contínuo entre o importador, Receita Federal, órgãos anuentes, instituições bancárias e agentes de cargas.
Atualização que diminuiu também a burocracia e alguns documentos físicos.
Uma vez a empresa constituída e legalizada, o segundo passo deste processo é solicitar junto a uma unidade da Receita Federal sua habilitação para utilizar o Siscomex, também conhecida como habilitação (ou senha) no Radar.

Os tipos de Radar Siscomex
Atualmente são quatros os tipos de Radar Siscomex:
• O Radar Pessoa Física é concedido para importações próprias, que poderá ser concedido apenas aos operadores de comércio exterior para a realização de suas atividades profissionais, como produtores rurais, artesãos, artistas ou ainda para consumo próprio.
• O Radar Limitado é concedido para empresas que pretendem operar valores na importação entre USD 50 mil e USD 150 mil ao semestre.
• O Radar Ilimitado é concedido para empresas que pretendem operar valores na importação acima de USD 150 mil ao semestre.
• O Radar Expresso é direcionado para empresas maiores de sociedade anônima e capital aberto, com ações negociadas em bolsa de valores ou no mercado de balcão, bem como suas subsidiárias integrais. Além disso, ela deve ser certificada como Operador Econômico Autorizado (OEA).
O Radar Expresso também é voltado para empresas públicas ou sociedade de economia mista. No comércio exterior, é autorizado importações de até USD 50 mil por semestre e sem limite de valores para a exportação.
O tipo de Radar que a empresa possuir será vinculado ao Siscomex (Sistema do Comércio Exterior Brasileiro) e haverá uma trava assim que se alcançar os valores importados. Ou seja, assim que for ultrapassado o valor limite, o Siscomex bloqueia o registro da Declaração de Importação.
A empresa poderá solicitar o Radar Ilimitado (que oferece liberação de importação acima de USD 150 mil ao semestre) desde que apresente as documentações que comprovem a sua capacidade financeira.

Gostou do conteúdo? Qual é o tipo de Radar que a sua empresa possui? Se tiver dúvidas a respeito converse com nossos especialistas! Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br