A importância da amostra antes da importação

Será que é preciso pedir uma amostra antes de efetivar a compra internacional?
Escrito por Maria Helena
Se você já importou, talvez tenha ficado ansioso para que o produto chegasse rápido e você pudesse conferir se realmente ele era como você esperava, certo?
Se você está planejando iniciar o seu próprio comércio importando produtos da China, é importante que você saiba com antecedência o que está comprando e todos os detalhes da mercadoria. Afinal, realizar um acordo comprando produtos que você apenas viu por fotos na internet, pode não ser uma boa ideia.
Para diminuir esta ansiedade e principalmente te trazer mais segurança nas suas importações, conheça como funciona o transporte e nacionalização de amostras no Brasil.

Definições iniciais
Em diversas situações comerciais, antes de se aprovar a compra internacional, torna-se necessário importar o produto como amostra, para análise, conhecimento da natureza e do funcionamento.  Isso pode ser desde uma peça de celular, par de tênis ou uma matéria-prima industrial.
Compreende-se por amostra uma parte de mercadoria, que se utiliza para demonstração ou análise. A amostra pode ser com ou sem valor comercial, isso irá depender da negociação com o fornecedor estrangeiro.

Legislações
Nas importações de amostras sem valor comercial o Regulamento Aduaneiro do comércio exterior brasileiro prevê a isenção de tributos nos casos em que o valor FOB não exceda a USD 10,00 e seu valor de mercado seja inferior a USD 50,00:
• Isenção do Imposto de Importação
• Isenção do IPI
• Isenção da COFINS e PIS/PASEP-Importação
Caro leitor, amostras com valor comercial poderão ser comercializadas e por este motivo passam pelo procedimento padrão de uma importação normal, com recolhimento dos impostos devidos.

Importância
Com as amostras em mãos você poderá conferir a qualidade e o resultado da produção encomendada no exterior. Se sua empresa irá importar o produto com a marca própria, ou seja, incluir a logo estampada no produto, as amostras são essenciais devido à tamanha personalização do produto.
O papel das amostras é, justamente, possibilitar o comprador a avaliar e conhecer melhor os itens que estão sendo adquiridos. Este processo é comum para as fábricas chinesas e muitas delas enviam as amostras sem custo para os importadores brasileiros.
É com a amostra que sua equipe poderá avaliar o produto, sua durabilidade, testá-lo em sua produção, simular vendas, embalagens, entre outras situações.
Está pensando em importar amostras e conhecer melhor os fornecedores na China? A Asia Source poderá te ajudar! Até o próximo artigo!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br