Anvisa e Inmetro no Comércio Exterior

Qual a influência destes dois órgãos anuentes no comércio exterior brasileiro?
Escrito por Maria Helena

Nas importações, tanto a Anvisa quanto o Inmetro são órgãos anuentes importantes que fiscalizam e controlam a entrada de alguns tipos de produtos em território nacional.
Caberá ao importador saber com antecedência se estes órgãos irão fiscalizar a mercadoria que ele deseja importar e se preparar para este procedimento. Continue lendo para entender melhor.

Influência no Comércio Exterior
O Inmetro no comércio exterior atua como um órgão anuente que realiza o controle de algumas mercadorias, como por exemplo, os eletrodomésticos, os brinquedos, instrumentos médicos, baterias, placas solares, além de joias e bijuterias.
Para conferir a lista completa de produtos sob a anuência do Inmetro, clique aqui neste link. Perceba no link que você clicou, a lista com todos os produtos que são solicitados o controle do Inmetro. Esta lista sofre alterações sem aviso prévio.
Agora a Anvisa, tem o papel de garantir que as normas da saúde sejam cumpridas, por meio de um controle sanitário sobre a comercialização de produtos e o controle de fiscalização sobre os processos de produção, insumos e tecnologia envolvida.
Os principais produtos e estabelecimentos que a Anvisa realiza o controle sanitário são: os agrotóxicos, alimentos, cosméticos, laboratórios, medicamentos, serviços de saúde, tabaco, portos, aeroportos e as fronteiras brasileiras.

Maior responsabilidade
Apesar da burocracia envolvida, é importante reforçar que tanto a Anvisa quanto o Inmetro têm a função de estabelecer critérios que garantem a qualidade, saúde e a segurança do usuário.
Falando do Inmetro em especial, para ser aprovado pelo órgão, os produtos passam por testes laboratoriais e análise documentais, e, por este motivo, o processo de certificação pode levam até seis meses.
Geralmente os testes pelo Inmetro acontecem com a coleta de amostras do produto para posterior ensaio. Ensaios periódicos da mercadoria na fábrica ou no comércio, por exemplo, são procedimentos para atestar a conformidade dos produtos.
Neste link você poderá visualizar os modelos de certificação emitidos pelo órgão. Veja que há 6 modelos possíveis de certificação. O que determinará o modelo de certificação será o tipo do produto importado, matéria-prima utilizada, quantidade importada, país de origem, entre outros.

Caro leitor, você sabia que já escrevemos em nosso blog sobre segmentos de negócios e investimentos bem interessantes? Dá uma olhadinha:
Dicas para Importação de Brinquedos
O Mercado PET no Brasil
Importação de Cosméticos com Segurança
Como Importar Equipamentos de Ginástica para Academias
Como você viu, o Inmetro e a Anvisa são órgãos anuentes necessários nas compras internacionais justamente por exigir qualidade e segurança dos produtos importados. Está com dúvida se o seu produto precisa de anuência de Anvisa ou Inmetro? Tire todas as suas dúvidas com os especialistas da Asia Source Brasil!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br