Os Principais Documentos da Importação (Parte 2)

Segundo artigo sobre os principais documentos utilizados nas compras internacionais.


Como vimos no artigo da semana passada, o processo de importação envolve diversos documentos diferentes. Cada documento possui um objetivo e exigência. Se você está começando a importar, é importante conhecer os documentos que sua empresa irá utilizar nas compras internacionais.

Packing List ou Romaneio de Carga

O Romaneio é um documento logístico que apresenta uma listagem de todos os produtos contidos nas embalagens para embarque. Quando as mercadorias passam por conferência, os volumes físicos são confrontados com esse documento.
O Packing List fornece informações logísticas importantes como quantidades, o peso bruto e médio, cubagem, medidas e embalagens utilizadas, dando uma orientação direcionada ao importador. Este documento é obrigatório e muito importante ao processo de compra internacional.

Certificado de Origem

O responsável pela emissão do Certificado de Origem é o agente do qual o importador comprará as mercadorias. A empresa importadora irá utilizar este documento para comprovação de origem do material que está adquirindo e ainda pode conseguir descontos em determinados tributos referentes a ele.
Cada importação deve ter seu certificado, ou seja, o Certificado de Origem é válido apenas uma vez. O importador precisa se certificar de que há um para cada Fatura Comercial. Se uma importação contém três faturas, por exemplo, cada uma deverá ter seu próprio Certificado de Origem.

Conhecimento de Embarque

Assim como acontece nas vendas nacionais, a importação também necessita de um conhecimento de embarque. Este documento é emitido pela transportadora e confirma o endereço de origem e destino, modal de transporte utilizado, dados da carga e responsável pelo pagamento do frete principal.
O Conhecimento de Embarque comprova que as mercadorias estão em posse de determinada transportadora e que ela se comprometerá a fazer a entrega ao destinatário. O Conhecimento de Embarque pode ser emitido nas modalidades marítimo, aéreo, ferroviário e rodoviário.
Foi possível você aprender mais sobre este tema? Conte com a Asia Source Brasil para tornar possível suas compras internacionais!

PLANEJA IMPORTAR?

ELABORAMOS O SEU PROJETO DE IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Entre em contato e saiba como mudar a sua empresa a partir de consultoria especializada. Preencha o formulário e agende uma consultoria, de maneira rápida e prática!

Saiba mais

Asia Source Brasil

32.841.631/0001-20

Rua Anita Garibaldi, nº 79, Anita Garibaldi, Joinville - Santa Catarina

contato@asiasourcebrasil.com.br