O que é importante quando se inicia no comércio exterior?

O que é imprescindível na organização de um novo importador? Confira no artigo de hoje!

Sabemos que o comércio exterior não é mais uma escolha. Com a globalização, o concorrente da sua empresa está na sua cidade, na sua região, no outro lado do Brasil ou em outro continente.
O comércio digital possibilitou que as empresas não tivessem mais fronteiras. Comércio facilitado é sinônimo de mais concorrência. É preciso mais do que nunca de alternativas para se destacar diante da concorrência. Seja com um produto personalizado e de qualidade, um atendimento comercial de excelência, entrega no prazo e competitiva ou ainda com um pós-venda que faça o cliente comprar de novo.
Com um câmbio nas alturas a importação atualmente está desestimulada, principalmente para aqueles que não conhecem sobre o tema. Mas saiba que as compras internacionais podem ser para sua empresa, basta realizar um bom planejamento e estudo prévio:
• Proteção cambial por meio do hedge cambial (travando o dólar utilizado na compra)
• Importação compartilhada com outras empresas (dividindo os custos de importação e frete)
• Utilização de benefícios fiscais (como o Entreposto Aduaneiro)
• Terceirização da produção de seus produtos (importando com a sua marca e embalagem, pronto para vender).

Investimento Internacional

O comércio exterior demanda esforço, resiliência e superação de desafios. Estabelecer um bom relacionamento junto ao fornecedor internacional deve ser a meta do importador. A China está acostumada a vender ao exterior, possui um parque fabril tecnológico, inovador e empresas que produzem com muita qualidade.
Quando uma empresa inicia no comércio exterior, as principais mudanças sentidas são:
• Busca por conhecimento sobre matérias-primas, novos produtos e tecnologias, sobretudo para vencer a concorrência
• Crescimento do mix de produtos oferecidos e a sua qualidade
• Investimento em inovação, marketing e comunicação assertiva com o cliente
• Preocupação com o atendimento pós-venda.
E principalmente, cresce a visão de mundo do empresário. Conhecendo diferentes países, culturas, empresas e produtos (por meio de missões empresariais, feiras e visitas) a empresa poderá oferecer novos produtos ou serviços.  
As primeiras importações e exportações serão as mais trabalhosas para a empresa, pois exigirá muita pesquisa. Pode ser interessante ter um parceiro especialista neste processo para lhe ajudar.
Será que a sua empresa está preparada para iniciar no mercado internacional? Lembre-se que para ter sucesso no comércio exterior é importante ter planejamento e bons parceiros no seu lado! Até o próximo artigo!

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